Arrependido ou Remorso?


Todo dia somos pegos cometendo alguns erros nas nossas vidas. Muitos deles tem trazido consequências graves com o decorrer do tempo. Mas por que, sabedores que somos dos danos possíveis, cometemos esses erros?
O Rei Davi é um exemplo perfeito para que possamos entender melhor. Davi, ungido rei muito novo e mesmo depois de ter matado urso, leão e o gigante Golias, um homem segundo o coração de Deus, teve o ´´privilégio`` de cometer todos os erros possíveis na sua vida.
Somente para exemplificar rapidamente podemos citar o adultério com Bate Seba,  o envio ao fronte da guerra do marido dela para que ele morresse, a não sentença de morte do seu filho conforme a lei vigente.
Graves consequências decorreram desses atos de Davi. Mas sendo Davi quem era, por que Deus permitiu tudo isso? Depois do Dom da Vida, Deus nos deu o maior presente de todos: O Livre Arbítrio.
Por isso Davi cometeu os pecados que cometeu. Mas uma diferença se faz presente na vida de Davi, uma característica que devemos buscar. Ao ser exortado ou caindo em si do pecado que cometeu, Davi sempre caia por terra em profundo arrependimento e não em remorso.
Preciso aqui definir com clareza o que é arrependimento e o que é remorso: ´´A palavra arrependimento é de origem grega e significa conversão, mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução. Então arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente em determinado assunto específico. Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu, o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das consequências ruins que seus atos causaram para outras pessoas`` (Wikipédia).
Errar todos nós iremos, a cada momento. Uns mais, outros menos. Alguns erros mais graves, outros menores. Mas, não estamos livres dos erros. Porém recomendo aqui nos avaliar a todo instante e nos arrependermos profundamente pelo que fazemos de errado. Não cometendo assim o mesmo erro novamente.
Da mesma forma que Deus nos deu Livre Arbítrio para fazermos o que quiser, o mesmo Livre Arbítrio nos dá a oportunidade de escolher o caminho certo que fará com que cometamos menos erros. Juntos Dele e de Sua Palavra, estaremos mais embasados para trilhar o caminho da verdade e da luz, nos tornando pessoas melhores e menos factíveis a erros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reprograme

Ouvir A Quem Devo Ouvir

Qual o Meu Sacrifício?