Cuide-se

Hoje em dia visualizamos bastante o assistencialismo sendo praticado em muitos locais e alcançando várias pessoas. Temos visto pessoas tentando ajudar outros pessoas isoladamente, através de igrejas ou até mesmo através de outras instituições e governos.
Legal! Muito bom ver isso. Realmente tem muita gente precisando de ajuda e devemos nos preocupar com essas pessoas e tentar amenizar suas dores e sermos luz na escuridão.
Porém, tem muita gente fazendo isso de qualquer jeito e sem nenhum preparo. Indo no peito e na raça, sem saber os riscos que pode estar correndo tanto na esfera pessoal quanto na espiritual.
Não estou aqui tentando desestimular ninguém de ajudar o próximo e tentar aliviar a dor de quem precisa. Pelo contrário! Viemos a esse mundo para servir e amar o próximo como a nós mesmos. Quero mesmo é estimular cada vez mais, sendo que de uma forma mais prudente, com discernimento, sabedoria e entendendo realmente o que está fazendo.
A Bíblia relata que Deus nos capacita. Sim, eu creio nisso. Mas o capacitar bíblico inclui também o preparo espiritual. Vejo muita gente indo dar cobertores, comida, apoio e todo tipo de suporte nas praças e ruas das cidades. Temos que entender que por mais que estejamos indo com o coração puro e com todo amor, nesses lugares existem armadilhas invisíveis que podemos cair sem saber para onde estamos indo.
Ego, satisfação pessoal, influência negativa, auto-exposição, tapinha nas costas, são algumas dessas armadilhas que nem notamos que estamos caindo. Quando vemos já estamos desvirtuando o real propósito do que queríamos fazer. É preciso estar atento.
Lucas 9:25 diz:  ´´Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?``
Uma das interpretações deste texto vem ao encontro do que estou falando. Temos que nos encher e nos fortalecer antes de sairmos às ruas. Com o que e como? Você pode me perguntar! Com Aquele que é o único que sempre realmente estará conosco em todos os momentos, nos abrindo portas e caminhos corretos, nos direcionando pro lado certo e nos desviando das arapucas.

Então te convido a meditar mais e se fortalecer para que possamos ajudar mais e mais pessoas de uma forma mais sábia e prudente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reprograme

Ouvir A Quem Devo Ouvir

Qual o Meu Sacrifício?